Capítulo 3 – “Em
busca do unicórnio de origami” (capítulo apresentado por Thales)
- O que o autor quer dizer com “unicórnio de origami”?
A partir da leitura,
Thales explica que é uma analogia que o autor faz para se referir a
uma informação que pode modificar a interpretação do consumidor
sobre o produto.
- Thales segue apresentando e explicando também os seguintes aspectos:
UNIVERSO
TRANSMIDIÁTICO
(exemplos: Matrix,
World of Warcraft, Star Wars) – no livro o autor se detém mais no
exemplo do filme Matrix para explicar o que seria o universo
transmidiático. Importante: não se deve confundir transmídia com
multimídia: a primeira se refere a todas as
plataformas/mídias/materiais pensadas, desde o início, para dar
continuidade ao conteúdo da plataforma inicial; a segunda se refere
às outras plataformas/materiais/mídias criadas com o mesmo
conteúdo/enredo.
↓
DIVERSAS MÍDIAS
(filme, jogos,
livros, revistas, gibis, séries, bonecos, brinquedos etc. são
pensados, desde o início, para dar continuidade ao enredo da
plataforma inicial).
↓
COCRIAÇÃO
(todo material sobre
o filme - neste caso, utilizando o exemplo de Matrix, no qual o filme
foi a plataforma inicial - é concebido desde o princípio para
várias plataformas; é pensado para ter continuidade; não é
merchandising)
↓
HISTÓRIA
NÃO LINEAR
(em cada plataforma,
a história tem início, meio e fim; todas as plataformas fazem
menção ao conteúdo da plataforma inicial, ou seja, quem assistiu o
filme A vai ter condições de entender (a seu modo) os filmes B e C
e as demais plataformas (jogos, livros etc.) como um todo e, caso
queira saber mais sobre um ou outro detalhe, poderá acessar as
demais plataformas em busca de maiores informações)
↓
DETALHES E
CONEXÕES
(são detalhes
postos nas plataformas que ajudam a fazer conexões com as
referências/ enredo de outras plataformas)
↓
PERMITE
MÚLTIPLAS INTERPRETAÇÕES
- Discussão pós-apresentação:
- Gilmar levanta uma questão: O Matrix não poderia ser comparado ao filme “Origem” (Inception)1? Fica aí, algo a se refletir...
- Partindo dos comentários que seguiram à provocação de Gilmar, como o de Kamila, por exemplo: “Eu não estava preparada para entender o filme quando assisti. Eu teria que ver de novo.” Maria Conceição, diz que a discussão em torno do filme Matrix está voltada às ferramentas intelectuais que dispomos.
- Profª Martha continua: As ferramentas intelectuais e psicológicas dos alunos e nossas próprias são diferentes, o que lança um grande desafio aos professores e à escola como um todo: como lidar com esses diferentes jeitos de pensar e entender as coisas?
- Para Kamila é importante que se entenda também que as ferramentas intelectuais e psicológicas estão ligadas aos bens culturais e às referências a que as pessoas têm acesso em seu contexto de vida e que, portanto, são construídas e reconstruídas ao longo de suas vidas.
- Como mais um convite à reflexão, Maria Conceição traz a citação de Immanuel Kant: "Avalia-se a inteligência de um indivíduo pela quantidade de incertezas que ele é capaz de suportar”.
1 Sinopse:
'A Origem' acompanha uma aventura de ficção cientifica que
acontece dentro da arquitetura da mente. Cobb (Leonardo
DiCaprio)
é um ladrão habilidoso, o melhor de sua geração, que extrai
segredos valiosos das profundezas do inconsciente durante o sono com
sonhos, quando a mente está mais vulnerável. Sua rara habilidade o
tornou peça fundamental no traiçoeiro mundo da espionagem
industrial, mas também o tornou um fugitivo internacional e o fez
perder tudo o que mais amava. Pela primeira vez, Cobb tem sua chance
de se redimir, em um último trabalho que pode dar-lhe sua vida de
volta se ele conseguir o impossível: ao invés de roubar
informações da mente, ele terá de criar novas. Cobb e sua equipe
terão de plantar um pensamento. Se eles conseguirem, será o crime
perfeito. Informações disponíveis em:
http://www.cinemenu.com.br/filmes/a-origem-2010.
O trailer do filme pode
ser acessado em http://www.youtube.com/watch?v=m9TAv-04qSs.
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