sexta-feira, 1 de junho de 2012

capitulo 3 - Em busca do unicórnio de origami - livro “Cultura da Convergência” de Henry Jenkins


Capítulo 3 – “Em busca do unicórnio de origami” (capítulo apresentado por Thales)

  • O que o autor quer dizer com “unicórnio de origami”?

A partir da leitura, Thales explica que é uma analogia que o autor faz para se referir a uma informação que pode modificar a interpretação do consumidor sobre o produto.

  • Thales segue apresentando e explicando também os seguintes aspectos:

UNIVERSO TRANSMIDIÁTICO
(exemplos: Matrix, World of Warcraft, Star Wars) – no livro o autor se detém mais no exemplo do filme Matrix para explicar o que seria o universo transmidiático. Importante: não se deve confundir transmídia com multimídia: a primeira se refere a todas as plataformas/mídias/materiais pensadas, desde o início, para dar continuidade ao conteúdo da plataforma inicial; a segunda se refere às outras plataformas/materiais/mídias criadas com o mesmo conteúdo/enredo.
DIVERSAS MÍDIAS
(filme, jogos, livros, revistas, gibis, séries, bonecos, brinquedos etc. são pensados, desde o início, para dar continuidade ao enredo da plataforma inicial).
COCRIAÇÃO
(todo material sobre o filme - neste caso, utilizando o exemplo de Matrix, no qual o filme foi a plataforma inicial - é concebido desde o princípio para várias plataformas; é pensado para ter continuidade; não é merchandising)
HISTÓRIA NÃO LINEAR
(em cada plataforma, a história tem início, meio e fim; todas as plataformas fazem menção ao conteúdo da plataforma inicial, ou seja, quem assistiu o filme A vai ter condições de entender (a seu modo) os filmes B e C e as demais plataformas (jogos, livros etc.) como um todo e, caso queira saber mais sobre um ou outro detalhe, poderá acessar as demais plataformas em busca de maiores informações)
DETALHES E CONEXÕES
(são detalhes postos nas plataformas que ajudam a fazer conexões com as referências/ enredo de outras plataformas)
PERMITE MÚLTIPLAS INTERPRETAÇÕES



  • Discussão pós-apresentação:

  1. Gilmar levanta uma questão: O Matrix não poderia ser comparado ao filme “Origem” (Inception)1? Fica aí, algo a se refletir...
  2. Partindo dos comentários que seguiram à provocação de Gilmar, como o de Kamila, por exemplo: “Eu não estava preparada para entender o filme quando assisti. Eu teria que ver de novo.” Maria Conceição, diz que a discussão em torno do filme Matrix está voltada às ferramentas intelectuais que dispomos.
  3. Profª Martha continua: As ferramentas intelectuais e psicológicas dos alunos e nossas próprias são diferentes, o que lança um grande desafio aos professores e à escola como um todo: como lidar com esses diferentes jeitos de pensar e entender as coisas?
  4. Para Kamila é importante que se entenda também que as ferramentas intelectuais e psicológicas estão ligadas aos bens culturais e às referências a que as pessoas têm acesso em seu contexto de vida e que, portanto, são construídas e reconstruídas ao longo de suas vidas.
  5. Como mais um convite à reflexão, Maria Conceição traz a citação de Immanuel Kant: "Avalia-se a inteligência de um indivíduo pela quantidade de incertezas que ele é capaz de suportar”.
1 Sinopse: 'A Origem' acompanha uma aventura de ficção cientifica que acontece dentro da arquitetura da mente. Cobb (Leonardo DiCaprio) é um ladrão habilidoso, o melhor de sua geração, que extrai segredos valiosos das profundezas do inconsciente durante o sono com sonhos, quando a mente está mais vulnerável. Sua rara habilidade o tornou peça fundamental no traiçoeiro mundo da espionagem industrial, mas também o tornou um fugitivo internacional e o fez perder tudo o que mais amava. Pela primeira vez, Cobb tem sua chance de se redimir, em um último trabalho que pode dar-lhe sua vida de volta se ele conseguir o impossível: ao invés de roubar informações da mente, ele terá de criar novas. Cobb e sua equipe terão de plantar um pensamento. Se eles conseguirem, será o crime perfeito. Informações disponíveis em: http://www.cinemenu.com.br/filmes/a-origem-2010. O trailer do filme pode ser acessado em http://www.youtube.com/watch?v=m9TAv-04qSs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário