sexta-feira, 1 de junho de 2012

Aprender com projetos: metodologia de projeto de trabalho aplicada ao uso dos laptops educacionais em três escolas da Grande Florianópolis


  Apresentação do projeto de mestrado de Tatiane Rousseau
Aprender com projetos: metodologia de projeto de trabalho aplicada ao uso dos laptops educacionais em três escolas da Grande Florianópolis”
  • Tatiane diz que tudo teve início com uma série de questionamentos sobre o PROUCA (Programa Um Computador por Aluno)1.
  • A partir das perguntas, decidiu juntamente com sua professora orientadora Martha K. Borges, por pesquisar Projetos de trabalho no PROUCA e a construção do conhecimento científico.
  • Silviane pergunta se o PROUCA está ligado à metodologia por projetos e Tatiane diz que não, cada professor adota sua própria metodologia.
  • A revisão teórica no projeto girará em torno dos termos: “projetos de trabalho” e “conhecimento científico”.
  • Maria Conceição fala de sua experiência, já em 1992, como professora com a metodologia de projetos. Coloca, inclusive, os projetos daquela época, à disposição de Tatiane. Maria Conceição diz ainda que, hoje, como professora de graduação em Pedagogia, trabalha com oficinas e afirma que é importante o resgate da ludicidade nos adultos.
  • Kamila complementa: sobretudo nos adultos que se tornarão professores.
  • Vários participantes indicam materiais para leitura no que se refere aos termos (já mencionados acima) que nortearão a pesquisa de Tatiane.
  • Tatiane fala das dificuldades em elaborar os materiais de coleta de dados e a Profª Martha a convida a apresentar seu roteiro de entrevista e de observação (que estão em processo de construção) para que o grupo opinasse. Foi um momento de grande troca sobre metodologias de pesquisa.
1 O Programa Um Computador por Aluno - PROUCA, tem como objetivo ser um projeto Educacional utilizando tecnologia, inclusão digital e adensamento da cadeia produtiva comercial no Brasil. Para maiores informações sobre o PROUCA, acesse o site: http://www.uca.gov.br/institucional/index.jsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário